×

Comer é um bom negócio: franquia de restaurante cresce no Paraná

Com 25 anos de experiência em food service, Spedini e It´s Grill buscam franqueados no interior do PR. Faturamento anual é promissor

Os hábitos alimentares dos brasileiros passaram por uma grande transformação em 2020. A necessidade de ficar mais tempo em casa fez crescer o setor de delivery – somente entre janeiro e maio, o aumento foi de 59%, de acordo com o Instituto FoodService Brasil. Mas alimentação vai além do simples fato de pedir comida em casa – também é um bom negócio. O mercado de refeições está cheio de oportunidades para quem busca novos horizontes e independência financeira. Saber cozinhar não é condição obrigatória aqui: antes de qualquer contato com as panelas, é importante ter o desejo de gerir uma empresa de alimentação; desafio que pode começar alguns passos à frente ao investir em uma franquia.

O mercado é promissor. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de alimentação ocupa o topo de faturamento no país: em 2019, foram R$ 48,399 bilhões entrando no caixa de franqueados de food service.

Mais de R$ 1 milhão por ano

O número pode até ser surpreendente: afinal, quem não gostaria de começar um negócio com a possibilidade de faturar cerca de R$ 1 milhão por ano? O histórico da Spedini, especializada em culinária italiana, conta por que o faturamento chega a tantos dígitos. São 27 anos de atuação em franchising e food service, nove lojas em Curitiba e duas marcas: além da Spedini, a franqueadora também é detentora da It´s Grill, hoje com seis lojas na capital do Paraná. Juntas, oferecem aos consumidores massas, risotos, saladas e grelhados e estão presentes nos principais centros comerciais de Curitiba.

Para começar, o investimento fica em torno de R$ 420 mil e o proprietário da franquia tem todo o suporte, desde a escolha do ponto comercial até as análises frequentes da performance operacional. Com a loja em funcionamento, o franqueado da Spedini ou da It´s Grill envolve-se ativamente nos negócios, conquistando um aprendizado em gestão compartilhado por uma equipe experiente e multidisciplinar. Para quem tem perfil proativo e gosta de uma rotina de trabalho movimentada, a franquia passa bem longe do tédio. Do agito das praças de alimentação aos desafios de servir com qualidade em meio às restrições da pandemia, uma coisa é certa: o segmento de food service está em alta. O crescimento previsto para 2021 está entre 22% e 25%, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) junto ao IBGE.

Empreender com segurança

A Spedini está seguindo o crescimento e planeja abrir mais lojas neste ano. Além de unidades em São José dos Pinhais, Santa Catarina e São Paulo, a marca quer levar seus sabores para o interior do Paraná. Os planos de expansão podem ser revistos, graças a outro fator: o Brasil vem batendo recordes de empreendedorismo desde o início da pandemia. A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) revelou que ter um negócio próprio é o sonho de 37% dos brasileiros. Se estabilidade e independência financeira nunca foram tão importantes quanto agora, os franqueados da Spedini e da It´s Grill têm a oportunidade de fazer um 2021 bem diferente, integrando uma rede com modelo de negócio em funcionamento, rentabilidade comprovada e suporte vitalício.

Empreenda e diversifique seus investimentos.

Reprodução G1 – RPC